Aula 5 – Variações da marcha

MARCHA (versão 2)

Na aula passada, vimos a primeira versão do ritmo 2×4, também chamado ritmo de dois tempos, ou ritmo binário. Vamos aprender outra versão do ritmo binário.

Desta vez toca-se no tempo 1 pra baixo (polegar), toca-se no 2 pra baixo(indicador) e toca-se na subida do tempo 2, no “e”, pra cima (indicador), conforme o quadro abaixo.


EXERCICIO DE RITMO COM ACORDES

Pratique o novo ritmo aprendido, com a seguinte sequencia de acordes.

Repita quantas vezes for necessário até que fique parecido com o vídeo acima. Sempre descanse as mãos um pouco após cada execução do tema. Depois de conseguir tocar pelo menos umas 10 vezes este tema com perfeição, você pode seguir adiante no curso. Decore a sequência de acordes.


TÉCNICA DE ABAFAR E ESTALAR AS CORDAS NO RITMO

Pratique a seguinte técnica: bata com os dedos [i m a] nas cordas e em seguida abafe as cordas com a palma da mão. Tente adquirir velocidade. O vídeo abaixo mostra na prática o que estou querendo dizer. Pratique bastante, pois vamos utilizar esta técnica no próximo ritmo.


MARCHA (versão 3)

Esta versão do ritmo de dois tempos vai incorporar a batida seca, estalada, abafando as cordas, conforme o exercício anterior. É um ritmo mais complicado, mas com treino você consegue. Este ritmo é uma espécie de batida coringa com a qual você consegue tocar uma infinidade de músicas. Assista ao vídeo logo abaixo antes de começar a praticar.


EXERCICIO DE RITMO COM ACORDES

Pratique o ritmo de marcha na versão 3, com a seguinte sequência de acordes:


TOCANDO A CANÇÃO EU QUERO APENAS

Eu quero apenas (Roberto Carlos)

          A7                D               A7               D
Eu quero apenas olhar os campos, eu quero apenas cantar meu canto
          A7             D                   A7           D
Eu só não quero cantar sozinho, eu quero um coro de passarinhos

Refrão:
         G               D               A7             D
Quero levar o meu canto amigo a qualquer amigo que precisar
         G                 D                 A7            D
Eu quero ter um milhão de amigos e bem mais forte poder cantar (2x)

          A7              D                A7            D
Eu quero apenas um vento forte, levar meu barco no rumo norte
       A7               D               A7               D
E no caminho o que eu pescar quero dividir quando lá chegar

Repete refrão

          A7               D             A7                  D
Eu quero crer na paz do futuro, eu quero ter um quintal sem muro
          A7              D             A7              D
Quero meu filho pisando firme, cantando alto, sorrindo livre

Repete refrão

          A7               D             A7             D
Eu quero amor decidindo a vida, sentir a força da mão amiga
       A7                  D             A7                    D
O meu irmão com sorriso aberto, se ele chorar quero estar por perto

Repete refrão

       A7               D              A7               D
Venha comigo olhar os campos, cante comigo também meu canto
          A7               D                A7            D
Eu só não quero cantar sozinho, eu quero um coro de passarinhos

Repete refrão

Pratique todos os dias no mínimo uma hora. Quando estiver com esta música bem segura, passe para a aula 6.

Até logo!!

44 comentarios

Ricardo San

Tenho praticado todos os dias e estou Feliz com o meu rendimento; praticar sempre é meu lema.Pelo menos um pouco por dia ajuda e muito.

Cassio Miranda

Zé nessa música eu devo utilizar a versão 3 de R. Carlos? foi mal pela pergunta, mas acabei atrapalhando.

Raimundo de Sena Santos

Zé, quando se diz ritmo de 2×4; 3×4. o que significa esses números?
Abraços
Raimundo

    ZeDoBelo

    Oi Raimundo, o “x” está no lugar da palavra “por”, então trata-se de uma divisão e não uma multiplicação, como sugere o “x”. Então trata-se de uma fração, o correto é 2/4, 3/4. Isso trata de escrita de música em partitura. O numerador da fração indica quantos tempos tem cada compasso. O denominador significa qual é a figura utilizada para significar um tempo cheio: o denominador 4 indica que a semínima representa a figura de um tempo cheio. O estudo de materiais de leitura de partituras iria complementar esse entendimento. Fiz aqui o que foi possível em palavras, espero ter ajudado. Um abraço.

Kamila

Nesse exercício de estalar e abafar em vez de subir com indicador eu subo com polegar.. tem algum problema?? interfere no som??

    ZeDoBelo

    Oi Kamila, tem muita gente que prefere subir com a unha do polegar, porque o som sai mais forte, problema nenhum, porem é uma técnica mais difícil aos iniciantes. Boa sorte!

cristian

na versao 3 é normal eu tocar as cordas erradas no inicio? e sera q com o tempo eu consigo acertar? wlw ai muito bom o curso to aprendendo mto com vc

    ZeDoBelo

    Oi Cristian, é normal sim, até conseguir equilibrar a pontaria nas cordas demora um pouco, só com bastante prática se resolve. Boa sorte!

Jeysi

Oi primeiro quero dar parabéns pelo seu site!!, e segundo: Eu tenho uma dificuldade com esse ritmo, eu me atrapalho e acaba dando tudo errado, por exenplo no acorde D e A7 sem querer toco todas as cordas, O que devo fazer para melhorar?

    ZeDoBelo

    Ola Jeysi, deve escutar o som e perceber que o resultado fica ruim quando se pega as cordas erradas, assim vai corrigindo, de maneira instintiva. Mas isso é com o tempo de prática, basta continuar treinando que logo vai ficando mais familiar o contato com o instrumento. Boa sorte e obrigado!

    Zé do Bêlo

    Oi Lilian, é tanta música que seria mais fácil dizer quais que “não” se consegue adaptar com os ritmos de marcha… Aqui vão algumas boas para iniciantes: É Preciso Saber Viver, Quando(R.Carlos), Fogo e Paixão, Sunny (versão Johnny Rivers), Proud Mary (Credence), Have you Ever Seen The Rain (Credence), Sittin’ On The Dock Of The Bay (Otis Redding). Experimente usar o ritmo de marcha em toda e qualquer música que for tirar, pois ele é um ritmo coringa, pode-se adaptar e fazer funcionar na prática, desde que a música seja compasso de 4 tempos. Boa sorte!

Ágabo Figueiredo Almeida

Gostei muito das suas aulas muito pratica re fácil de entender esse foi um dos melhores métodos que eu conheci ate a presente data não quero abusar da sua bondade eu queria saber como é a batida de violão a musica Diana com Carlos Gonzaga brigaduuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

Edison Sampaio

Zé, um cara que tem “dom musical” pode até não surpreender se em pouco tempo conseguir tocar, mas um sujeito como eu, bronco, é surpreendente! Estou conseguindo tocar EU QUERO APENAS graças às suas explicações, que são muito objetivas. Obrigado.

Felipe L. Dellargine

Zé, na técnica do abafamento eu achei mais fácil utilizar somente o dedo indicador, ao invés de todos os dedos.. voce acha que existe alguma diferença significativa no som utilizando apenas o indicador?

    admin

    Oi Felipe, só indicador já funciona muito bem, não faz muita diferença no som não, é que fica mais pesado descendo com todos juntos, mas pega o jeito com o tempo, boa sorte!

Luis henrique

É necessário, eu ficar levando os dedos do acorde como você faz no video,posso tocar direto, sem se preocupar ? e oq é isso é como se fosse pra dar mais ritmo a musica? E eu consigo fazer a tecnica de abafamento, só q eu faço muito rapido, rsrs tem algum problema nisso??

Carlos Abreu

Zé,
Que bela iniciativa esse site! Uma ideia genial que nunca vi igual.
Videos Curtos e objetivos.
Um belo material didático para quem desejar aprender sem frescura.
Parabéns.

douglas

oi zé eu queria saber se vc mudou algumas cifras da musica eu quero apenas pq eu pesquisei no Google e tava abem diferente do que esta ali.

    admin

    Douglas, fiz arranjo facilitado com acordes básicos, você vai encontrar na net toda sorte de arranjos com mais ou menos acordes, isso não quer dizer que esteja errado, o que importa é que o arranjo funcione. Se funciona, então está tudo ok.

Luigi

Olá Zé, primeiramente parabéns pelo site. Está ajudando demais…
Estou com a seguinte dúvida na execução do exercício de ritmo com acordes:
eu finalizo o acorde com o abafamento e inicio o novo acorde batendo com o indicador para cima, ou após o abafamento ainda passo o indicador para cima no mesmo acorde antes de trocar para o próximo?
Desde já obrigado.
Um abraço.

    admin

    Oi Luigi, tem que ter a puxada do indicador, e o polegar é que inicia o próximo acorde. É normal que a ultima puxada do indicador acabe pegando as cordas todas soltas, pois estará mudando os dedos e formando o novo acorde. Valeu! Boa sorte!

Tatiane

Oi Zé, seu site é ótimo, sou iniciante e tava cheia de dúvidas sobre ritmos e suas aulas me esclareceram muita coisa.

Emerson

ze alem deste curso eu posso agora pegar uma cifra e ir treinando tipo no cifra club? ou vai atrapalhar o meu aprendizado? to na aula 5.

    admin

    Oi Emerson, eh legal sim treinar outras musicas, dos sites de cifras, vai ajudar no aprendizado. Boa sorte

Emerson

Ze eu nao estou conseguindo abafar as cordas, me explique eh com a ponta dos dedos ou com o pulso? e de alguma dica para melhorar isso, obrigado

    admin

    Emerson, o abafamento das cordas é com a palma da mão, na descida após tocar as cordas 1,2,3 com indicador (ou IMA juntos) você imediatamente abre a palma da mão sobre as cordas e interrompe a vibraçao delas, em seguida suba novamente a mão tocando as cordas 1,2,3 com indicador, pra cima, e siga as outras partes da batida formando um loop (circulo): P (desce) I (sobe) IMA (desce e abafa imediato com a palma) I (sobe).

    admin

    Heitor, não entendi sua dúvida, o jeito que eu mostro é o mais fácil que conheço. É questão de pratica e persistencia.

Robson

Uma pequena duvida meio besta… nesse exercício de ritmo com acordes deve-se tocar apenas as cordas dos respectivos acordes certo?!
Estou começando a tocar agora tipo comecei do 0 e com as vídeo aulas e explicações to conseguindo desenrolar! Parabéns pelo belo trabalho e continue sempre assim!

    admin

    Robson, o acorde D toca-se somente da corda 4 para baixo, e o A7 pega da corda 5 para baixo. Valeu, boa sorte!

Comente

  • *preenchimento obrigatorio