Aula 1 – Dicas iniciais

COMO SEGURAR E TOCAR O VIOLÃO

Se você é canhoto, poderá optar por tocar igual a um destro ou acostumar a inverter tudo, devendo inclusive inverter as cordas. Nesse caso, leve o instrumento a um Luthier (profissional que conserta e regula instrumentos musicais), o serviço não custa caro. Mas, se quiser encarar a empreitada, faça assim: solte e retire a corda6 (a mais grossa, as cordas se contam de baixo para cima) e troque de lugar com a corda1 (a mais fina), a corda5 com a corda2 e a corda4 com a corda3. Assim, o violão fica preparado para canhotos. Tem canhotos que acabam aprendendo sem inverter as cordas, tocando como um destro. Não custa experimentar.

O violão pode ser apoiado na perna esquerda ou direita, desde que com naturalidade. A mão esquerda com polegar apoiando atras do braço, procurando a posição vertical. O braço esquerdo precisa estar livre, nunca toque violão com o braço esquerdo encostado na perna. Já o braço direito fica apoiado por cima da caixa de ressonância, sem fazer força. Procure pressionar as cordas/casas com os dedos o mais em pé possível, conforme mostra a figura abaixo. Nunca pressione com muita força, só o suficiente pra tirar um som limpo.

A posição correta oferece conforto e precisão para tocar.

AS MÃOS

Para haver entendimento, vamos combinar o seguinte: os dedos da mão esquerda, que pressionam as cordas na escala, são numerados de 1 a 4, como na figura abaixo.

mao esquerda: indicador = 1; médio = 2; anelar = 3; minimo = 4

A mão direita, por sua vez, é identificada da seguinte maneira:

p = polegar; i = indicador; m = médio; anelar = a.

Os dedos da mão direita fazem a batida do ritmo e do dedilhado.


AS CORDAS E AS CASAS

As cordas são contadas de baixo para cima. Então, a corda mais fina, a primeira mais embaixo, é a corda 1, e a ultima mais de cima é a corda 6.

Memorize o nome de cada corda.

1ª MI; 2ª SI; 3ª SOL; 4ª RE; 5ª LA; 6ª MI

As casas do braço do violão são contadas da ponta para o centro. As cordas soltas significam casa 0, a partir dai, vem a casa 1, 2, 3, etc…


CIFRA E TABLATURA

Antes de começar, precisamos convencionar algumas regras. Para que alguém anote uma música e outra pessoa possa entender, existem alguns sinais que são os mesmos usados em todo o mundo. Os nomes das notas musicais você já deve conhecer (DÓ RÉ MI FÁ SOL LÁ SI). Para facilitar o aprendizado e comunicação, foi desenvolvido um sistema de cifras, formados por letras e números. Você deverá memorizar a seguinte relação:

A = Lá

B = Si

C = Dó

D = Ré

E = Mi

F = Fá

G = Sol

Antigamente se aprendia as notas começando por LÁ e não por DÓ, como fazemos hoje. Os antigos relacionaram a primeira nota de sua escala à primeira letra do alfabeto, e assim por diante. As letras A, B, C, D, E, F e G são as famosas cifras.

Mais tarde, as cifras passaram a representar os acordes. Assim, o acorde de DÓ é representado pela cifra C. Veremos sobre acordes mais tarde. Os acordes possuem 3 ou mais notas agrupadas. Então, uma cifra quer dizer um acorde com 3 ou mais notas que serão tocadas juntas, sendo uma nota em cada corda.

A tablatura permite a escrita das notas uma a uma em linhas.

Sendo assim, se eu escrever o numero 1 na linha da TAB que representa a corda 6, por exemplo, então estou dizendo que você deve tocar a corda6 pressionando ela na casa1. Se escrever o numero 2 na linha da TAB que representa a corda 3, estou indicando que deve ser pressionada a terceira corda de seu violão na casa 2, daí basta tocar esta nota.

Para ensinar um acorde através da TAB, eu deverei escrever varios numeros, pois já sabemos que um acorde tem 3 ou mais notas. Assim, escreverei na TAB um numero de casa em cada linha/corda, dependendo do acorde/posição que eu quero representar.

Se aparecer o numero zero (0) na TAB, isto significa que a corda deve ser tocada sem que se pressione nenhuma casa. Nesse caso, dizemos que a corda é tocada solta.

Veja abaixo como fica um acorde de DÓ na cifra e na tablatura. Os números representam a casa do braço do violão em que é pressionada a corda. A casa zero é a corda solta. O "x" significa uma nota que não deve ser tocada, pois pode não soar bem na música. Existem outras maneiras de produzir o acorde de DÓ, mas extrapola nossa missão de propor um curso básico. Observe que a cifra resume todas as notas indicadas na tablatura abaixo em uma letra C.

Cifra: C

Como executar este acorde:

  • dedo1 pressiona a corda2 na casa1
  • dedo2 pressiona a corda4 na casa2
  • dedo3 pressiona a corda5 na casa3

Concluímos que as linhas da tab representam também a ordem temporal de como são tocadas as notas. No caso acima são tocadas as cinco cordas ao mesmo tempo, poderia ser numa passada de polegar sobre todas as cinco juntas, menos a corda indicada por um X. Neste exemplo coloquei um X, mas de agora em diante vamos combinar que, se não tiver nenhuma casa numerada escrita na corda, é porque não é para tocá-la. Vamos ver como ficaria uma TAB onde temos uma nota tocada após a outra com um breve intervalo de tempo entre elas, ou seja, em sequência.

O tempo na TAB corre da esquerda para a direita. Observe o exemplo abaixo. A nota que está mais à esquerda (corda5 casa3) é a primeira a ser tocada. As outras seguem a ordem: tocamos a corda 4, depois tocamos a corda 3, a corda 2 e a corda 1, uma de cada vez, com um breve intervalo de tempo entre cada uma delas, porém deixando que soem todas sem se preocupar em interromper o som da que já está vibrando. Os dedos já estarão pressionando todas as cordas indicadas, porém elas são tocadas uma de cada vez. Desta vez não coloquei um X na sexta corda, já sabemos que, se não há nada escrito na linha/corda, então não tocamos ela.

----------------------------0-----------
----------------------1-----------------
----------------0-----------------------
----------2-----------------------------
----3-----------------------------------
----------------------------------------

Assim, sempre que tivermos duas ou mais casas numeradas uma exatamente acima da outra, verticalmente, então estas notas são tocadas ao mesmo tempo. Por outro lado, quando temos casas numeradas escritas uma após a outra, temos notas tocadas em sequencia, com breve espaço de tempo entre elas. A TAB não informa quanto tempo dura este intervalo entre as notas. Normalmente ela vem junto com uma partitura, que indica o tempo de duração. Mas se você conhece a música, você saberá fazer o intervalo de tempo, sendo assim a TAB não é perfeita, mas ajuda bastante enquanto não sabemos ler partitura. A leitura de partituras está fora do escopo deste curso básico.

Observe ainda que a TAB não indica com qual dedo pressionar. Esta dúvida sempre surge. Aqui vamos usar a seguinte regra básica:

  • o dedo1 pressionará as cordas da casa 1
  • o dedo2 as da casa 2
  • o dedo3 e o dedo4 são responsáveis pela casa3

Nas 3 primeiras casas é possivel fazermos uma infinidade de combinações de sons, que nos permites montar os acordes usados em milhares de músicas. É claro que muitas vezes um acorde possui mais de uma nota na casa 2, por exemplo. Mas nesse caso não haverá mais do que uma ou duas maneiras de executá-lo sem torcer completamente os dedos, portanto, não há que se criar problemas nesse sentido. Você não vai tocar violão com os dedos retorcidos. O violão é um instrumento anatômico. Foi inventado para se tocar de determinada maneira, que é a maneira natural. Siga a regra básica e busque a posição mais natural e confortável para executar os acordes.

Esta foi uma pequena base teórica que deve estar bem entendida antes de seguir em frente.


DICAS INICIAIS

Antes de fazer os exercícios, assista ao vídeo abaixo. São dicas práticas pra quem tá começando.


COORDENAÇÃO MOTORA

Segue aqui uma bateria de exercícios para fortalecer os dedos e melhorar a coordenação motora.

Observe o seguinte:

  • casa1 -> dedo1
  • casa2 -> dedo2
  • casa3 -> dedo3
  • casa4 -> dedo4

Se estiver com muita dificuldade em completá-los, poderá deslocar o exercício assim:

  • casa5 -> dedo1
  • casa6 -> dedo2
  • casa7 -> dedo3
  • casa8 -> dedo4

Faça nas três seguintes combinações de dedilhado:

  • indicador e médio
  • médio e anelar
  • indicador e anelar

-1-2---------------------|-1-3---------------------
-----1-2-----------------|-----1-3-----------------
---------1-2-------------|---------1-3-------------
-------------1-2---------|-------------1-3---------
-----------------1-2-----|-----------------1-3-----
---------------------1-2-|---------------------1-3-


-1-4---------------------|-2-3--------------------- -----1-4-----------------|-----2-3----------------- ---------1-4-------------|---------2-3------------- -------------1-4---------|-------------2-3--------- -----------------1-4-----|-----------------2-3----- ---------------------1-4-|---------------------2-3-

-2-4---------------------|-3-4--------------------- -----2-4-----------------|-----3-4----------------- ---------2-4-------------|---------3-4------------- -------------2-4---------|-------------3-4--------- -----------------2-4-----|-----------------3-4----- ---------------------2-4-|---------------------3-4-


A próxima bateria de exercícios também fortalece e melhora a coordenação dos dedos das duas mãos. Da mesma forma que o anterior, aqui os números de casas coincidem com os números dos dedos da mão esquerda, que pressionam as cordas.

Em caso de dificuldade poderá aqui também usar as casas mais para o centro do braço, começando da 5 ou 7, que são mais fáceis.

Use polegar para dedilhar todas elas.
-1-4-3-2----------------------------------------------
----------1-4-3-2-------------------------------------
-------------------1-4-3-2----------------------------
----------------------------1-4-3-2-------------------
-------------------------------------1-4-3-2----------
----------------------------------------------1-4-3-2-

Siga o modelo acima aplicando as seguintes execuções:

  • [ 1 4 2 3 ]
  • [ 1 3 2 4 ]
  • [ 2 4 3 1 ]
  • [ 2 4 1 3 ]
  • [ 2 3 1 4 ]
  • [ 2 1 3 4 ]
  • [ 3 4 2 1 ]
  • [ 3 2 1 4 ]
  • [ 3 1 2 4 ]
  • [ 4 3 2 1 ]
  • [ 4 1 2 3 ]
  • [ 4 2 1 3 ]
  • [ 4 3 1 2 ]

Procure praticar esta aula por algumas semanas antes de prosseguir.

Boa sorte!

104 comentarios

Eduardo

Nossa gostei muito do site, conteudo super didatico e bem explicado. Vou com certeza indicar seu trabalho para os meus amigos. Muito obg pelas aulas.

Elicelma

Quanta generosidade viu! muito gentis vocês. Privilégio meu encontrar esse site. Obrigada vocês são 10!

Diego T

Ótimo site!!! Comecei a aprender violão há uma semanas atrás, baseado no seu curso. Meu objetivo é aprender a tocar samba. Vc acha que se eu completar esse curso consigo? E outra coisa, para samba, quais exercícios eu deveria me focar mais? Obrigado.

Jorge

Em primeiro lugar quero parabeniza-lo por sua mente iluminada e por sua aula espetacular, PARABÉNS! AGORA DEIXO AQUI MEUS AGRADECIMENTOS,POIS AGORA VOU APRENDER QUE “APRENDER VIOLÃO NÃO É TÃO DIFÍCIL COMO PARECE,E SIM ALGO QUE PRECISA DE MUITA DEDICAÇÃO. Tenho muitas letras de musicas que eu mesmo compus e agora acredito que colocarei em breve as notas . Muito obrigado !

    ZeDoBelo

    Olá, você pergunta sobre a escala ser mais estreita? Não é questão de marca, mas sim de modelo, os modelos estudante ou principiante, são mais finos (estreitos). Os violões modelo clássico ou MPB, em geral, tem todos o braço muito parecido, é padrão. Já os de aço sim tem uns mais finos que outros, sendo o modelo folk com as cordas bem juntinhas.

Natanael Garcias Mendes

Zé já venho estudando violão com você algum tempo, sou divulgador da sua filosofia de ensinar a toria musical, Hoje tenho muitos amigos que aprendeu tocar com seu método, Eu hoje preciso quebrar a Barreira para tocar na Igreja, que é diferente de tocar em uma roda de Amigos.

    moyspaiva

    Na vdd Natanael, não há diferença entre *TOCAR numa roda de amigos e na igreja…..pq não há ? pq a música não muda. isto mesmo não muda, pode mudar o tom os instrumentos as vozes mas a música sempre será a mesma se não fosse assim não poderíamos identifica-las

Bruna

Nossa que legal , comprei um violão e estou louca pra aprender a tocar mais não achava uma aula pra iniciantes ,tipo ensinado o basico… obrigada..

Rogério Lemos

Cara, sem dúvidas o melhor site que encontrei… o melhor conteúdo!!! Estou iniciando um trabalho e com certeza esse material será muito útil nesse projeto… Muito Obrigado… Abracos

Julio Cesar

Boa tarde! Gostei muito da sua aula, pois estou tendo muita dificuldade em decorar as notas no braço do violão. Acho que com as suas aulas vou conseguir progredir um pouco mais.

Pedro

Meu Caro o site é muito bom eu só acho que no começo você tem que ensinar a afinar o violão fica a dica ai amigo e parabens pelo otimo site.

Pedro

Olá Zé.

Estava procurando um site de aula on line e achei o seu.
Gostei. De forma bem didática vc explica as aulas, isso ajuda muito quem está começando. Arranho violão há bastante tempo, porém ainda não tenho noção de escala musical e ritmo. Em 2014 vou aprender com vc.

Abraço Deus lhe abençoe

Emmanuel

Meu garoto gostei muito do seu site,dessa primeira aula já me entusiasmei pra ver as outras.um site bem detalhado. gostaria de saber se tem algum site assim de contra-baixo?? pois tenho um baixo e um violão, e quero aprender de verdade os dois pra tocar no grupo da igreja que faço parte.desde já lhe agradeço e lhe parabenizo pelo site muito bom mesmo.fica com DEU.

    ZeDoBelo

    Olá, Emmanuel, eu realmente não conheço um site de contrabaixo que seja conteúdo gratuito como o meu, mas você encontrará muitas aulas de contrabaixo no youtube, boa sorte e muito obrigado!

Kris Oliveira

ótima aula! comprei um violão a pouco tempo e queria saber se pode usar cordas de aço e de nylon ou mesmo tempo, pq no meu veio três de cada,

    ZeDoBelo

    Oi Kris, na verdade o seu violão tem todas as cordas de nylon, é apenas um revestimento metálico nos bordões, mas não se trata de corda de aço. Boa sorte com o violão!

Cássio Miranda

Que Deus te abençoe, obrigado por ter postado essas aulas de violão, to aprendendo muito, primeiramente eu agradeço a Deus e depois vc, o unico site que consegui achar, que sabe explicar vlw!!!

Clodoaldo Brito

Olá Zé,
Muito obrigado pelo Site, você esta de parabéns. Há 20 anos venho tentando aprender a toca esse instrumento, mas por vários motivos e principalmente por falta de uma boa didática de ensino ainda não conseguir, mais por sorte encontrei seu site que tem uma excelente didática, tenho fé e entusiasmo para concluir esse curso básico enfim tocar esse instrumento. Já solicitei o vídeo, conto sua ajuda extra.

    ZeDoBelo

    Oi Andre, a maioria das pessoas reclama de dor nos dedos. As cordas de aço não são amigáveis para os iniciantes. Os exercicios do site são para o violão de nylon, no de aço você deverá usar palheta, tecnica igual à guitarra. Boa sorte!

    ZeDoBelo

    bom dia, André, a aula deve ser praticada até que os exericicos estejam saindo parecidos com os vídeos, neste momento você poderá avançar para a próxima, e assim por diante. Boa sorte, e obrigado!

PAULO CABRAL

Olá, Zé do Bêlo, agradeço mais uma vez sua atenção, que desde o início foi atencioso e sério comigo. Hoje recebi o código de rastreamento da postagem do dvd. Obrigado pela atenção e rapidez com o atendimento. Desejo tudo de melhor a você, muita paz e sucesso.

Paulo Cabral

Olá, Zé do Bêlo, ganhei da minha querida esposa um violão Michael modelo: VM22R com cordas de nylon, sou totalmente iniciante, esse modelo de violão é bom? O seu dvd é para quem nunca pegou em violão? Preciso de um método fácil e com vídeo, pois adquiri um curso por correspondência que foi caro e não estou gostando, aulas apenas em fascículos. Agradeço sua atenção.

    Zé do Bêlo

    Oi Paulo, é um bom violão sim o Michael, perfeito para iniciantes. O meu DVD é uma solicitação antiga dos usuários aqui do site, que gostariam de ter o curso todo em vídeo para assistir na TV em casa, sem precisar entrar na internet. Ele tem conteúdo facilitado e serve para quem está começando do zero. Sugiro que adquira o DVD, pois você tem 14 dias para testar o produto, e se não gostar, poderá devolver o produto e o PagSeguro reembolsará o valor pra você. Boa sorte!

wedson soares da silva

Nesse ultimo exercício, pra mão direita pode usar o polegar para as 6ª 5ªe 4ª corda, indicador para 3ª médio para 2ª e anular para 1ª. um abraço.

Ada Maria

amei nem sei como te agradecer ganhei me violão hoje e já estou vendo resultados eu sou facil de aprender amei valeu

ellen gomes dos reis

olá gostaria muito de agradecer pois eu realmente quero aprender e no momento não posso pagar e ver que existe um site tão completo e com dicas poderosas para quem nunca mexeu em um violão e muito gratificante vou continuar entrando varias vezes pois quero aprender a cada dia mais e mais rsrsrrs muito obrigado

    wedson soares da silva

    Meu amigo o DVD custa apenas 25 reais, comprando o dvd agente estaria incentivando ainda mais o trabalho do nosso amigo, um abraço.

Aline Toledo

Gostaria de uma indicação de violão. Não aqueles pequenininhos de criança, mas um que seja mais confortável de conseguir separar os dedos. Tenho muita dificuldade, ou exercício. Tenho um para iniciantes Di Giorgio. Será que o de cordas de aço será melhor para mim como dizem.

Fica com Deus, obrigada pelo excelente trabalho!

    Zé do Bêlo

    Oi Aline, violão de corda de aço para iniciantes não é uma boa ideia. Não sei o valor que você pensa em investir, mas sugiro o Yamaha C45, na faixa de 350 reais, tem ótimo custo-benefício, é um violão para a vida toda.

Bia

ooi, seguinte, na hora de fazer o primeiro exercicio eu não consigo dedilhar com os dois dedos ( 1 e 2) juntos, ou seja, um depois outro, um depois outro, tem alguma problema se nesse exercicio eu só usar o 1 dedo? e esses exercicios e ensinamentos, serve pra guitarra tbm? é que ganhei uma e não achei um site tão bom quanto esse pra aprender. obs: estou treinando tudo isso com a guitarra e com o violão.

    admin

    Bia, você deve tentar usar todos os dedos e fazer exatamente como está na aula, você vai conseguir, se esforce bastante. E o curso serve pra guitarra sim, boa sorte!

Biaca Lima

ooi, então, eu gostei muito da aula c: e gostaria de saber duas coisas:
1- essa aula de violão, vale pra guitarra tbm?
2- na primeira tabela de exercicios, eu tenho que dedilhar com os dedos 3 e 4 ? não pode ser com outros? vlw, adorei as aulas, explica dms c:

    admin

    Oi Bia, obrigado! A aula vale pra guitarra sim, só que não tem a técnica de palheta pra guitarra, que você encontra em outros sites, o resto serve pra violão e guitarra. O exercicios é ideal usar todos dedos, o 3 e 4 também, é bom treina-los, no começo é dificil mas aos poucos vai ficando mais facil. Boa sorte!

Tiago

Muito boa aula.
Comecei há pouco a aprender e fiquei realmente impressionado com a didática e facilidade na apresentação do conteúdo. Pode ter certeza que seu site frequentemente terá minhas visitas. Realmente muito bom.
Parabéns.

Hélio Bala

Estou com dificuldade na troca dos acordes. será que tenho que voltar a fazer os exercicios DA 1a aula?

    admin

    Helio, os exercícios da 1a aula é bom fazer como aquecimento. As dificuldades de trocar acordes desaparecem com a prática diária, basta ir com calma que aos poucos vai vencendo. Boa sorte!

Vitor

Oi, Zé! Um ano atrás eu ganhei um violão e passei o mês de janeiro inteiro estudando online mas não consegui aprender nada. Hoje, apenas com a sua aula consegui fazer o dedilhado, praticar os exercícios, coisa que nunca tinha conseguido antes. Um dos segredos, como vi nos comentários anteriores, é a pratica.

Fiquei muito feliz em ter encontrado o seu site, o conteúdo é MUITO bom! Meus parabéns!

anderson

olá zé gostei muito das suas aulas mas estou com dificuldades a formar os acordes ex. acorde C coloco os dois dedos e so dps consigo por o outro na corda e outros acordes tbm a mesma dificuldade um abraço

    admin

    Anderson, a pratica das aulas e exercícios resolve isso, fique tranquilo, apenas siga em frente, abraço, amigo, e boa sorte!

Tony

Ola Zé, a um ano atras eu estava comecando a fazer este curso, e hj, depois de meses terminado, digo q valeu a pena! Aprendi a tocar! Obg!
E hj, gostaria de te perguntar, vc tem alguma dica para tocar e cantar ao mesmo tempo? Em algumas musicas eu toco e canto, e em outras nao…

Obg!

    admin

    Oi Tony, fico feliz com esta noticia! A dica é a seguinte, quando está cantando e tocando procure sempre nos acordes identificar a nota que você está cantando, pois esta nota estará sempre exatamente em alguma das cordas que vc está pegando. Procure também aprender a ler partitura pois assim poderá baixar songbooks e cantar com perfeição as melodias. Boa sorte, amigo!

Jairo

Parabéns Brother, teu site é show de bola. Tenho uma pergunta pra você, até onde dá pra ir aprendendo violão/música sem professor?

    admin

    Oi Jairo, valeu! Olha, tem gente que vai longe no esquema autodidata, principalmente depois que pega fluência na leitura de tabs, aprende as escalas e o campo harmônico. É verdade que alguns tem mais facilidade que outros, isso vai da aptidão pessoal para a música. Boa sorte!

Camila Mette

Oi! Obrigada pelo site!
Pode me dar mais uma ajuda, por favor…
Olha, estou, faz tempo, tentando e não consigo fazer nenhum exercício entre os de dos 2 e 4 porque o dedo 3 sempre atrapalha, não consigo coordená-lo de jeito nenhum… Nem tamborilar sobre uma mesa eu consigo! Eu sou destra, mas estou pensando em inverter a cordas do violão, será que é melhor? Ou é melhor eu continuar nos exercícios?

    admin

    Camila, é questão de prática mesmo. Mas quando você digita no computador vc consegue coordenar os dedos? Ou será que você usa somente os dois indicadores no teclado? Observe, a coordenação necessária para tocar violão é a mesma usada ao teclar um computador. Se você fizer treinamentos de digitação (antigamente se chamava datilografia), onde se usa todos os 10 dedos no teclado, então essa prática talvez te ajude indiretamente a tocar violão. Inverter as cordas não vai resolver, pois você é destra. Espero ter ajudado. Boa sorte!

      Camila Mette

      Agora que tu falou percebi que não uso o anelar para digitar! Obrigada pela dica! Mas por falta de tempo vou ficar só com violão, talvez com muuuuuuuuuito treino eu vá para a aula 2 🙂
      Valeu!

Fatima

Cara, estou aprendendo muito com teu ensino. Estou com dificuldade pq sou canhota, mas eu chego lá. o teu site é dez. Parabéns e obrigada.

Eduardo Plácido

Conheci o site através do meu professor Cosmo e estou pasmo com a facilidade apresentada pela sua didática de ensino. PARABÉNS! Vou empenhar-me para aprender no método certo, coisa que não tive nas aulas anteriores, com outros mestres.

carol

Estou acompanhando essa primeira aula tem uma semana, mas não consigo segurar uma corda sem esbarrar em outra, e isso gera um som não tão bom!
Estou tentando segurar a corda com o dedo em pé, mesmo assim tenho dificuldade!

Existe alguma outra dica, ou é só treino mesmo?

Atenciosamente, Carol!

    admin

    Carol, é preciso afastar a palma da mão detrás do braço do instrumento, apoiando somente com o polegar, e os dedos sempre em pé para não deitá-los sobre as cordas que estão abaixo dele. Com a prática diária vai melhorando o som. Boa sorte!

Bia

Oi, eu só não entendi, na primeira bateria de exercícios, quando eu estou pressionando a corda 1 com a mão esquerda, eu dedilho com a mão direita a corda 1 também, ou a 2?

tiago

muito obrigado,vc me deu a oportunidade de fazer aquilo q eu sempre sonhei em fazer mas ñ podia pagar aulas particulares.valeu mesmo.

Rosana Sampaio

Olá, Zé do Belo,

Tô voltando ao seu site depois de um ano ou mais. O tempo passa rápido. Vou tentar não desistir dessa vez.

Rosana.

Nathyelle'

Oi , cara vc foi essencial no meu aprendizado .. Tive minhas primeiras aulas contigo >_<'

A teoria eu aprendi' .. falta na prática agora .. Depois que revi algumas coisas ficou bem fácil … Muito obrigada ! Fera 😀
Bjoo

Guilherme Moreno

Cara nunca vi um pacote de estudos tao bom Oo!!! Espero que com o tempo tenha mais e mais aulas para nós aprender hehe, otima iniciativa!! Vou começar essa semana a treinar, soh esperando meu violao chegar *_*, espero aprender mto contigo!!! Abraço. Deus te ilumine!!

J. Russo

De Lisboa, Portugal.
Algumas décadas de prática de vida, chegou agora a hora de aprender e praticar (viola), como se diz em Portugal.
Entre as diversas opções na net, foi esta a minha escolha. Está muito bem apresentado e em termos pedagógicos é claro, conciso, muito rico em exemplos práticos e nada maçador.
Muito obrigado por esta oferta.
Um abraço aqui do outro lado do Atlantico.
jr

Dani Coutinho

Meu Deus, parece que meus dedos são feitos com aqueles vergalhões de ferro. Meu dedo 4 fica travado! No primeiro exercício eu vou bem até o terceiro, mas na hora do quarto dedo, parece que ele não consegue esticar pra pressionar a corda, fica duro, dobrado. Isso é normal pra todo iniciante, ou algumas pessoas têm uma mão que não ajuda mesmo?
Parabéns pelo curso, ótima linguagem!

    admin

    Dani, o violão exige a mesma coordenação motora que se usa para digitar no teclado do computador. Sugiro que faça exercícios sem o violão, tamborilando com os dedos na mesa, coordenando as duas mãos, produzindo sequencias que você mesmo inventa. É só questão de prática. Boa sorte, valeu!

Marcos Paulo Martins

Melhor site sobre aula básica de violão, além de tudo é grátis, como muitos aqui ganhei meu violão faz pouco tempo, e pretendo aprender sozinho também, e esse site está me ajudando muito, será que algum dia terá um site só que com aulas intermediárias ?

Rogério SLVAP

Cara suas aulas estão me ajudando muito, ganhei um violão fazem 5 dias ‘-‘
e ja vim procurar algo na net.. pra estudar e aprender, estou muito empolgado, porque o seu site é o melhor.

Muito obrigado por disponibilizar este conteudo e parabéns pelo seu site.

    admin

    Oi Davi, o conteúdo do curso on line é gratuito, e o curso em DVD estará à venda em breve aqui no site.

Aline Silva

Ual,adorei este site,pretendo aprender a tocar sozinha com ajuda de leituras diárias e praticando o que aprender,acredito que se eu me empenhar eu aprenderei.

Comente

  • *preenchimento obrigatorio